Sistemas

Vídeos de testes de falhas e explosão de cilindros de máscara autônoma

03 set 15 Por Claudinei Machado 0 comentários
Estação recarga cilindros - ar respirável

Vídeos de testes de falhas e explosão de cilindros de máscara autônoma

 

A parte mais importante da proteção respiratória de um bombeiro ou brigadista é a qualidade do ar respirável contida nas máscaras autônomas. Em última análise, essa qualidade é obtida pelo ar ambiente captado, o compressor, seu sistema de filtragem, monitoramento da qualidade – e ainda do armazenamento desse ar.

Toda empresa (ou corporação, bombeiro, etc.) que possui máscara autônomas (também chamado de conjunto autônomos) precisa em algum momento recarregar os cilindros – seja por procedimento periódico para garantir a qualidade do ar ou por esvaziamento. Os compressores para essas tarefas são chamados de compressores de alta pressão por trabalharem com pressões que variam de 200 a 400 kgf/cm2 (Se quiser saber mais sobre a qualidade do ar respirável recomendada pela National Fire Protection Association – NFPA – clique aqui).

Empresas que possuem grandes demandas por esse tipo de serviço acabam comprando esses compressores e treinando pessoal para recarregar seus cilindros. Outras porém preferem contratar empresas especializadas para esse trabalho. Independentemente da situação, existem procedimentos e normas que devem ser seguidas para se garantir que esse trabalho seja executado com segurança. Uma dessas normas é a NFPA 1901 que entre muitos assuntos, trata da segurança dos sistemas de enchimento de cilindros.

 

O que saber antes de comprar uma estação de recarga de cilindros?

Para não cair numa fria com empresas aventureiras e outras que caem de paraquedas nesse assunto é preciso um sólido conhecimento sobre:

  • Compressores de alta pressão
  • Estação de filtragem e purificação de ar comprimido
  • Automação, controle e segurança elétrica, eletrônica, pneumática e mecânica
  • Sistemas de cascata e armazenamento de ar a altas pressões
  • Normas e legislação vigente para cada um dos sistemas acima
  • Um pouco de experiência com ar respirável e psicrometria

Caso não seja o seu caso, mas você necessite de um sistema que considere o custo-benefício de um sistema desses procure a Breathe Sistemas de Ar Respirável. Podemos te dar uma mãozinha com o assunto.

 

Nesse artigo, trago alguns vídeos de testes com sistemas de recarga de cilindros feitos pela Bauer e, é impressionante o estrago que o rompimento de um vaso de pressão desses é capaz de fazer.

São vários vídeos, em um deles é simulada a explosão de uma gaveta sem travamento, em outro é simulada a explosão de um sistema de recarga chumbado ao chão e em outro é feito um teste com o gaveteiro simplesmente apoiado no solo.

Divirta-se com os vídeos e conscientize-se na escolha de um sistema de recarga!

Gaveta Aberta – Em tempo real:

Gaveta Aberta – Slow Motion:

Sistema de Recarga – Fill Station – Fixado ao Solo

Sistema de Recarga – Fill Station – Sem chumbar

Veja abaixo a lista de algumas normas que precisam ser obedecidas ou que são utilizadas como base para se criar uma estação de recarga de cilindros (fill station) segura.

NFPA 1852- Standard on Selection, Care, and Maintenance of Open-Circuit SelfContained Breathing Apparatus (SCBA)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>