Proteção Respiratória

Unidade móvel de ar respirável

08 jan 14 Por Claudinei Machado 0 comentários
unidade-2Bm-C3-B3vel-2Bde-2Bar-2Brespir-C3-A1vel

Unidade móvel de ar respirável

Unidade móvel de ar respirável – Breathe
 
O que é a unidade móvel de ar respirável?       
A unidade móvel de ar respirável é um sistema criado para fornecer ar mandado para trabalhadores que precisam de equipamentos de proteção respiratória do tipo respiradores de adução de ar – respiradores de linha de ar comprimido (para saber mais clique aqui).    
    Esses sistemas dedicados são criados para gerar, filtrar e controlar a qualidade do ar que vai suprir as máscaras dos trabalhadores com a toda a mobilidade de um trailer. São compostos basicamente por: compressor de ar, secadores de ar comprimido, filtros de ar para reter particulados e condensados de óleo, filtros de ar respirável (purificadores), detector multigases e um sistema de backup (redundância ou sistema de segurança) capaz de suprir a linha de ar comprimido de respiração caso ocorra algum problema com o compressor ou haja uma nuvem de gases na capitação ou na saída do mesmo. Esse backup de ar pode ser feito com baterias de cilindros de ar comprimido armazenados a alta pressão, onde a pressão e regulada para suprir a demanda de ar com baixa pressão para os EPRs dos trabalhadores.
  A unidade móvel de ar respirável é um dos tipos de respiradores de adução de ar juntamente com os conjuntos autônomos (saiba o que é isso aqui), as baterias de cilindros de ar comprimido e os respiradores de ar natural.  Esse tipo de equipamento de proteção respiratória (EPR) é utilizado onde o trabalhador não pode inalar o ar do ambiente de trabalho. São situações com pouco ou nenhum oxigênio, situações onde pode não haver renovação do ar, ambientes com presença ou possibilidade de formação de gases, ambientes altamente carregados com poeiras e aerodispersóides de toda espécie (Download Análise gravitométrica Fundacentro), ambiente com riscos biológicos, nucleares ou químicos. Todo ambiente hostil a saúde e a vida do trabalhador que necessite utilizar uma fonte de ar de respiração externa ao ambiente de trabalho (respiradores de adução de ar) pode se beneficiar dos recursos da unidade móvel de ar respirável.  Principalmente quando o volume de ar consumido pelos trabalhadores é elevado e o tempo demandado para as tarefas é indefinido ou possa variar, esse tipo de sistema é uma excelente opção.  
Por que utilizar a unidade móvel de ar  respirável? 
Vantagens da unidade móvel de ar respirável
·         Reservas de ar ilimitadas.

·         Grande vazão/volume de ar gerado.

·         Altíssimo nível de segurança de sistemas de backup robustos e a prova de falhas.

·         Controle preciso das características técnicas do ar e concentrações de gases.

·         Fácil operação e controle do sistema.

·         O custo do ar respirável gerado pode ser até 80% mais barato que a locação de cilindros para a mesma finalidade
·         Investimento relativamente alto comparado com outros sistemas de ar respirável.

·         Peso e volume relativamente maiores que um conjunto autônomo ou bateria de cilindros.

·         Precisa ser rebocado com um automóvel.

·         Inviável para pequenas áreas (p.e plataformas de petróleo – offshore).

·         Projetos especiais – produção artesanal e sob encomenda.

      Desvantagens da unidade móvel de ar respirável

·         Investimento relativamente alto comparado com outros sistemas de ar respirável.

·         Peso e volume relativamente maiores que um conjunto autônomo ou bateria de cilindros.

·         Precisa ser rebocado com um automóvel.

·         Inviável para pequenas áreas (p.e plataformas de petróleo – offshore).

·         Projetos especiais – produção artesanal e sob encomenda.

Alarmes e alertas da Unidade Móvel de Ar Respirável
      A unidade móvel de ar respirável deve possuir pelo menos um alarme sonoro e outro visual de alta intensidade e alcance que deverá informar os trabalhadores sobre a falta de ar no 

sistema ou ainda quando ocorrer alguma situação que possa oferecer risco aos usuários. É comum que o sistema de alarme dispare quando as reservas de backup estiverem comprometidas durante o uso ou estiverem esgotadas ao ligar o equipamento.
       Por se tratar de sistemas híbridos e especiais, a unidade móvel de ar respirável geralmente traz os conceitos de segurança e confiabilidade de outras normas de EPR, como as normas de máscaras, reguladores de pressão e acessórios além dos conceitos trazidos das normas medico hospitalares (conheça aqui a RDC50 – gases medicinais).
       Geralmente esses sistemas possuem detectores de gases para monitorar a concentração de monóxido de carbono (CO) e as taxas de oxigênio (O2), segundo a norma ABNT NBR 12543. Outros mais avançados, além de monitorar essas variáveis são capazes de monitorar as concentrações de névoa de óleo (hidrocarbonetos voláteis – VOC), dióxido de carbono (CO2), ponto de orvalho (P.O), sulfeto de hidrogênio (H2S), cloro (Cl2), amônia (NH3) e a temperatura da fonte de ar.  
Algumas aplicações da unidade móvel de ar respirável
·         Trabalhos em espaço confinado (soldagem, pintura, tratamento de superfície, limpeza, jateamento).

·         Trabalho em atmosfera IPVS.

·         Trabalhos em atmosferas inertizadas (com  nitrogênio N2, por exemplo).

·         Manuseio de material biológico e hospitalar contaminado com micro organismos.

 ·         Limpeza industrial de tanques, reatores, permutadores e trocadores de calor.

·         Limpeza de silos de alimentos e produtos químicos.

·         Manipulação, armazenamento e transporte de cimento, madeira, vidro e negro de fumo.

·         Limpeza, inspeção, manuseio e compactação de material radioativo ou contaminado.

·         Trabalhos em galerias de esgoto, clique aqui para saber mais sobre isso.

·         Furação, corte, desmonte, trituração, peneiramento e manipulação de rochas amiantíferas (amianto) e silicosas (sílica e silicose Fundacentro ) em minas e unidades de processo.

·         Manipulação de matéria prima e produtos farmacêuticos que contenham: antibióticos, antirretrovirais, substâncias citotóxicas e hormônios.
 

Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável