Respiradores de linha de ar comprimido

Respiradores de linha de ar comprimido – O que são? São compostos por uma peça facial, capuz ou capacete, blusão, blusão, touca ou roupa inflável ligados por uma mangueira de suprimento de ar através de uma engate engate rápido a um compressor. Ou ainda, a fonte de suprimento de ar respirável pode ser uma bateria de cilindros com ar comprimido armazenado a altas pressões (cascata), válvulas redutoras e reguladores de pressão para suprir a demanda através das mangueiras.

No Brasil quem define os tipos de respiradores é a ABNT, através da NBR 12543, de 1999. No caso de ser utilizado com capuz, a norma utilizada no Brasil (até o momento) é a ABNT NBR 14749:2001: Equipamento de proteção respiratória – Respirador de adução de ar – Respirador de linha de ar comprimido com capuz. No caso do uso de respirador de linha de ar comprimido para uso com peça facial inteira ou semifacial a norma utilizada no Brasil é a ABNT NBR 14372:1999.

Muitas vezes, os respiradores de linha de ar comprimido são chamados simplesmente de ar mandado ou fontes de ar mandado, ou simplesmente ar respirável. 

Fontes: 
1. TORLONI, VLADIMIR. O sistema respiratório. Manual de proteção respiratória. Publicado por ABHO.

2. PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/respiradores.html>. Acessado em: 27/12/2013
Acervo pessoal – Laboratórios Breathe

Os respiradores de linha de ar comprimido são compostos por uma peça facial, capuz ou capacete, blusão, blusão, touca ou roupa inflável ligados por uma mangueira de suprimento de ar através de uma engate engate rápido a um compressor. Ou ainda, a fonte de suprimento de ar respirável pode ser uma bateria de cilindros com ar comprimido armazenado a altas pressões (cascata), válvulas redutoras e reguladores de pressão para suprir a demanda através das mangueiras.