Proteção Respiratória

RDC 50

14 out 13 Por Claudinei Machado 0 comentários

RDC 50

A RDC 50 (Resolução de Diretoria Colegiada) dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Entre outras coisas, a RDC 50 apresenta os aspectos comuns das instalações físicas de uma central de gases medicinais(oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso), os tipos de sistemas de abastecimento (Cilindros transportáveis, Centrais de cilindros – Tanques e Usinas concentradoras de oxigênio) e as especificidades de cada uma. São tratados detalhes dos alarmes (sonoros e visuais) obrigatórios que as centrais de gases devem utilizar para informar sobre níveis baixos dos gases medicinais, distâncias mínimas entre instalações, proteção das redes de distribuição contra choques mecânicos, contaminação com óleos e graxas e calor excessivo.

Ar comprimido medicinal

O ar comprimido deve ser isento de água e óleo. Em caso de utilização de compressores lubrificados a óleo é necessário um sistema de tratamento para a retirada do óleo e de odores do ar comprimido.
Segundo a RDC 50, a central deve conter pelo menos um compressor reserva com outro(s) compressor(es), equivalente ao primeiro, ou cilindros. A entrada do sistema deve ser sempre automática e independente da atuação de um operador, além de prever os alarmes audiovisuais já comentados.



Quando o ar comprimido da central for produzido por compressores, a RDC 50 diz que, ele deve possuir filtros e sistema de purificação (ou ambos quando necessário) e assim produzir um ar com os seguintes limites máximos toleráveis:
Descrição do Gás (ou contaminante)
Concentração
N2
balanço
O2
20,4   O2  21,4% v/v
CO
5 ppm
CO2
≤ 500 ppm
SO2
≤ 1 ppm
NOx
≤ 2 ppm
0,1 mg/m3
67 ppm Max. (-45°C, na pressão atmosférica)
 .
O ar comprimido sintético (mistura de 21% de O2, 79% N2 líquido) para fins terapêuticos como ar comprimido medicinal, a RDC 50 estabelece que os limites máximos permitidos para os poluentes são: 
Descrição do Gás (ou contaminante)
Concentração
N2
balanço
O2
19,5   O2  23,5% v/v
CO
5 ppm
CO2
≤ 500 ppm
SO2
≤ 1 ppm
NOx
≤ 2 ppm
0,1 mg/m3
67 ppm Max. (-45°C, na pressão atmosférica)

 Mais Informações: 



Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável