Proteção Respiratória

Óxido Nítrico NO

06 jan 15 Por Claudinei Machado 0 comentários
gás óxido de nitrogênio NO

Óxido nítrico NO

     Esta pequena e simples molécula, talvez a menor produzida pelos mamíferos, tem efeitos fascinantes desde a manutenção inicial da vida, através do controle da circulação placentária, ou a indução do início da vida através da regulagem das contrações uterinas no trabalho de parto, como também efeitos letais demonstráveis, por exemplo, no choque séptico.
     O óxido nítrico é um importante neurotransmissor com capacidade potencializadora, atuando na memória e no aprendizado, podendo também ter ações endócrinas. A sua ação na imuno-regulação está presente na inflamação e nos mecanismos de autoimunidade. Esta molécula tem revolucionado e obrigado revisão de paradigmas da medicina, principalmente em neurologia, cardiologia, nefrologia e gastroenterologia.
 
Descrição do gás: Incolor, não inflamável (mas acelera a combustão) e odor parecido com cloro.
 
Sintomas da exposição respiratória ao óxido nítrico (NO): Irritação dos olhos, pele, nariz, garganta, sonolência e perda de consciência.
 
Orgãos alvo do gás: Olhos, pele, sistema respiratório, sangue, do sistema nervoso central.
  
Respiradores recomendados
para exposição ao NO

Recomendações de respiradores contra vazamento / uso de óxido nítrico – NIOSH / OSHA

Até 100 ppm:
  •  (FP = 10) Qualquer respirador com suprimento de ar;
  •  (FP = 25) Qualquer purificador de ar motorizado com cartucho contra óxido nítrico ou respirador com suprimento de ar com máscara de fluxo contínuo;
  • (FP = 50) Qualquer respirador cartucho químico com uma máscara completa e

    cartucho dedicado a óxido nítrico (NO), purificador de ar com máscara; semifacial ou facial inteira fornecendo proteção contra o NO ou ainda qualquer conjunto autônomo com máscara facial completa ou semifacial.

Emergência, Espaço Confinado ou atmosferas com concentrações desconhecidas IPVS: FP = 10.000 – Conjunto autônomo ou suprimento de ar com reserva/backup com máscara facial inteira com pressão positiva.
Fuga: Uso de máscara de gás com filtro para proteger contra o óxido nítrico; ou conjunto autônomo, ou conjunto de escape cartucho ou reserva de escape.
 
Limites de Exposição Ocupacional para o óxido nítrico NO
Padrão
Limite ocupacional
OSHA
PEL TWA
25 ppm
ACGIH
TLV/TWA
25 ppm
NIOSH
REL TWA
25 ppm
IDLH
100 ppm
*FP: Fator de proteção do respirador
 

 Sensores de gás para óxido nítrico NO

Sensor de NO – agora na Breathe

      A família de sensores de gás da Breathe cresceu e agora além dos sensores mais conhecidos como monóxido de carbono (CO), oxigênio(O2), dióxido de carbono (CO2), vapores orgânicos voláteis (VOC), sulfeto de hidrogênio (H2S) e explosividade (Ex / LIE/LEL), a linha conta com sensores para cloro (Cl2), amônia (NH3), óxido nítrico (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2). Consulte o suporte técnico da Breathe para mais informações.