Proteção Respiratória

O benzeno afeta a saúde humana?

12 abr 12 Por Claudinei Machado 0 comentários

O benzeno afeta a saúde humana?

Símbolo Universal – Carcinógeno Químico
O benzeno em altasconcentrações é uma substância bastante irritante para as mucosas (olhos, nariz, boca, etc.), e quando aspirado pode provocar edema (inflamação aguda) pulmonar e hemorragia nas áreas de contato. Também provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central causando, de acordo com a quantidade absorvida: períodos de sonolência e excitação, tontura, dor de cabeça, enjôo, náusea, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, perda da consciência e morte (ATSDR, 2007). A morte por benzeno em intoxicações agudas ocorre por arritmia cardíaca. Os casos de intoxicação crônica podem variar de simples diminuição da quantidade das células do sangue até a ocorrência de leucemia ou anemia aplástica, condições muito graves (Goodman; Gilman, 1996).
O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm (NIOSH, 1994).
Quanto aos efeitos da exposição em longo prazo (crônicos) ao benzeno, podem ocorrer: alteração na medula óssea, no sangue, nos cromossomos, no sistema imunológico e pode causar vários tipos de câncer. Também pode ocasionar danos ao sistema nervoso central e irritação na pele e nas mucosas. 
Portanto, o benzeno afeta sim a saúde humana e muito. Mesmo em pequenas concentrações e pode causar grandes impactos na saúde. 

Limites de Exposição e Valores de Referência para o Benzeno

    * Na verdade não existem limites de exposição para o benzeno, a princípio qualquer exposição ao benzeno pode ser prejudicial à saúde. 
De modo geral, cada organismo reage de um jeito quando exposto a tal variável. Por isso não se deve permitir qualquer exposição.

    * Concentrações de benzeno de cerca de 20.000 p.p.m são fatais para seres humanos no intervalo de 5 a 10 minutos.


    * Apesar de não existir um limite de exposição para o benzeno, existe um valor de referência tecnológico (VRT) que é de 1 p.p.m. 

    * A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH) define o VRT como 0,5 p.p.m.

    * O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso a vida e a saúde) para o benzeno o valor de 500 ppm (NIOSH, 1994).

FONTE: 
O conteúdo acima foi fornecido pela Dr(a) ARLINE SYDNÉIA ABEL ARCURI
CNPBz – Titular – São Paulo / SP, através de um documento da FUNDACENTRO, que segundo ela faz parte de uma material que vai gerar um livro e estará no portal da FUNDACENTRO em breve. 
Claudinei Machado
CoFundador da Breathe Sistemas de ar respirável