Proteção Respiratória

Nota de falecimento

30 abr 15 Por Claudinei Machado 0 comentários
Professor Maurício Torloni

 Nota de falecimento – Prof° Maurício Torloni

Mauricio Torloni, criador do Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro foi o maior especialista sobre o tema no Brasil

Por ACS/A.R. em 27/04/2015

Faleceu no dia 23 de abril, o professor Mauricio Torloni, criador do Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro.

Era 1985 quando o primeiro curso de Proteção Respiratória acontecia na instituição. Também nesse período, o professor Mauricio Torloni começava a firmar parceria com a instituição contribuindo para as discussões das normas técnicas.

De 1988 a 2005, o professor Torloni ministrou vários cursos de Proteção Respiratória coordenados pela Fundacentro. Sua contribuição técnica foi além de ministrar aulas: Torloni contribuiu para que a divulgação na seleção e uso de EPI´s pudesse sensibilizar os fabricantes de equipamentos, com vistas à proteção do trabalhador; coordenou normas de ensaio de proteção respiratória, além das contribuições em normatizações.

Em seu histórico profissional, o engenheiro químico coordenou também o Comitê Gestor de Proteção Respiratória, foi contratado pelo PNUD como consultor do Ministério do Trabalho e Emprego. Sua experiência acadêmica levou para dentro das faculdades, o curso de proteção respiratória que resultou na criação da disciplina. Ensinou a construir equipamentos de proteção individual e posteriormente como usá-los, com a nobre missão de formar profissionais conscientes quanto ao uso dos EPI´s.

Aos 87 anos de idade, Mauricio Torloni, mesmo internado, dava suas últimas contribuições para a elaboração do novo Programa de Proteção Respiratória a ser lançado ainda este ano pela Fundacentro. Na elaboração do Programa, participam Antonio Vladimir Vieira, Silvia Nicolai, José Damasio de Aquino e Eduardo Algranti, pesquisadores que estiveram mais presentes com o professor Torloni nos últimos meses.

Em sua humildade, o mesmo professor que tanto contribuiu com a Fundacentro, dizia aprender com a instituição, pois sem a existência da entidade, ele nada saberia sobre proteção respiratória.

A Presidência e todo o corpo técnico e administrativo da Fundacentro vem expressar os mais sinceros sentimentos pela perda de Mauricio Torloni.

A missa de 7º dia será celebrada amanhã, 28 de abril, às 19h30, na igreja São João Batista, localizada à avenida do Café, 688 – próxima a estação Conceição do metrô.

“O professor Torloni foi um grande incentivador das normatizações e da correta aplicação do Programa de Proteção Respiratória. Ele tinha conhecimento técnico excelente sobre o assunto decorrente de sua formação de engenheiro. Mesmo aposentado pela POLI/USP, sempre manteve o interesse em estimular os demais, além de ser uma pessoa fácil e de agradável contato”. Eduardo Algranti, Serviço de Medicina da Fundacentro

“É uma grande perda para a área da prevenção, na medida em que ajudou na concepção e construção do Programa de Proteção Respiratória. O time da prevenção perde mais um amigo em prol da saúde dos trabalhadores”. Robson Spinelli Gomes, diretor Técnico

“O professor Torloni era um humanista”. José Damasio de Aquino, Serviço de Equipamentos de Segurança da Fundacentro

“O professor Torloni era dotado de simplicidade, inteligência, humildade, carisma. Estar com ele era sempre uma aula…cheia de conhecimentos e bom humor”. Silvia Helena de Araujo Nicolai, Serviço de Equipamentos de Segurança da Fundacentro

“Com mais de 20 anos de convivência, tenho o professor Torloni como um pai. Além de professor, foi meu grande amigo”. Antonio Vladimir Vieira, chefe do Serviço de Equipamentos de Segurança da Fundacentro

“Fui aluno dele no curso de proteção respiratória. Além de qualificado e excelente didática, o professor Torloni era de uma índole simples. Tenho profunda admiração por ele!” Ricardo Costa Serrano, Serviço de Gerenciamento de Riscos.

Transcrição do Site da Fundacentro.

 

“Em nome da equipe da Breathe, fica o nosso muito obrigado por tudo o que ele nos ensinou e nos ajudou na área de higiene e ocupacional. Sempre humilde, acessível e disposto a nos ajudar a aprimorar nossos equipamentos e serviços. Uma referência e um norte que fará muita falta para as organizações em que atuava. “

Claudinei Machado Jr – CoFundador da Breathe Sistemas de Ar Respirável