Proteção Respiratória

Os riscos do N-Hexano

02 abr 18 Por Claudinei Machado 0 comentários
N-Hexano Riscos
Molécula de n-hexano
O n-hexano é um hidrocarboneto da família dos alcanos com fórmula molecular C6H14. É um componente comum da gasolina. O n-hexano pode ser obtido através do aquecimento da gasolina, obtida anteriormente através da destilação direta de óleo cru (petróleo). Quando a gasolina é aquecida na presença de catalisador de platina, para a obtenção de benzeno e tolueno que são muito utilizados como matéria prima pelas indústrias de pólo petroquímicas, um subproduto é o n-hexano. Mas a principal forma de obtenção do produto ainda é a refinação de petróleo bruto. A composição exata da fração depende largamente da origem do petróleo (em bruto ou reformado) e as limitações da refinação.

Problemas relacionados a exposição do n-hexano

A exposição ao n-hexano pode causar:
·        Irritação dérmica (quando absorvido pela pele)
·        Afeta o sistema nervoso central causando diminuição da visão
·        Diminuição da memória
·        Confusão mental
·        Tonturas
·        Perda da coordenação
·        Dor de cabeça
·        Náuseas
A exposição crônica pode agravar:
·        Doenças cardiovasculares,
·        Doenças respiratórias,
·        Doenças de pele
·        Desordem no sangue

As empresas cada vez mais tem se preocupado com a exposição ocupacional da força de trabalho a riscos como o n-hexano, o benzeno, a nafta entre outros. No passado, essas medidas não eram tomadas devido a não comprovação científica ou ao apoio dos órgãos governamentais responsáveis pela a saúde ocupacional. Outro motivo era porque os sindicatos, as CIPAS e as normas não possuíam força suficiente para promover tal campanha de combate à exposição a tais riscos. Hoje no mercado existem transmissores e detectores para quase todas as famílias de hidrocarbonetos, inclusive o benzeno, o tolueno, o xileno e o n-hexano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>