Monóxido de Carbono em Compressores de Ar

Monóxido de Carbono em Compressores de Ar. O processo de compressão do ar e a formação de monóxido de carbono (CO)

Em condições normais de uso, os compressores de ar apresentam poucas chances de gerar monóxido de carbono, ou vez que as temperaturas de trabalho e as características do lubrificante estejam em dia. O problema ocorre toda vez que os compressores ultrapassam sua temperatura de trabalho, ou ainda que a qualidade do lubrificante seja duvidosa ou com as propriedades vencidas. Nesse caso, se houver um sobreaquecimento no cabeçote de compressão (ou outro mecanismo qualquer responsável pela compressão) juntamente com o óleo lubrificante e pouco oxigênio proveniente do processo, pode gerar monóxido de carbono.

O carbono sofre oxidação através da combinação com o oxigênio a temperatura mais elevada para formar óxidos,tal como o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2). O monóxido de carbono é formado, quando a combustão é incompleta, ou seja, pobre em oxigênio. Portanto:

CO está presente nos escapamentos de automóveis (quando há uma combustão incompleta), gases vulcânicos, gases da chaminés, etc.
Segue abaixo o diagrama da compressor do ar (O2 ou CO2) e a formação de CO proveniente da mistura pobre.
 

Como evitar o risco de monóxido de carbono (CO) no suprimento de Ar Respirável

A Breathe desenvolveu um monitor de CO de baixo custo e ideal par atender as aplicações onde se é utilizado o ar comprimido respirável para fins ocupacionais.

O XAR-LC é interligado em um ramal da linha de ar comprimido e dessa forma passa a garantir em tempo real que a concentração de CO não atinja ou exceda os limites ocupacionais.  A norma ABNT NBR 12543:2017, por exemplo, determina que esse limite não exceda 10 ppm. O XAR-LC possui uma interface de leds que indicam o nível de CO na linha de ar (bargraf) e quando o limite é atingido, um alarme sonoro e visual é emitido para informar a situação. O dispositivo possui ainda uma saída de acionamento de alarmes remotos que pode desligar um compressor ou mesmo ligar uma sirene um alarme visual a distância. O XAR-LC é ainda perfeito para atender a nova revisão do PPR da Fundacentro que exige a utilização de monitor de CO na rede de ar quando for se utilizar de ar comprimido respirável para fins ocupacionais.

FONTE: 
  1. UNITED STATES DEPARTMENT OF LABOR – Ocuppational Safety & Health Administration, Standard Interpretation, Disponível em:  <http://www.osha.gov/pls/oshaweb/owadisp.show_document?p_table=INTERPRETATIONS&p_id=22882> Acessado em : 16 de abril de 2012