Equipamentos Proteção Respiratória

Mangueiras para ar respirável

28 nov 16 Por Claudinei Machado 0 comentários
Mangueiras para ar respirável

Mangueiras para ar respirável

Quando o assunto e ar mandado geralmente se é dada pouca atenção a esse acessório tão importante nesse tipo de trabalho. As mangueiras de ar respirável são responsáveis por transportar o ar respirável tratado do purificador de ar até as máscaras dos trabalhadores.

As mangueiras para ar respirável devem ser fabricadas com materiais atóxicos, resistentes ao calor, resistentes a estrangulamentos, dobras e respingos de produtos químicos, devem ainda ser adequadamente presas aos engates rápidos de modo a suportar a tração e o grande número de manobras que ficará sujeita durante a sua vida útil.

Vale ainda lembrar que os engates rápidos para esse tipo de trabalho devem ser do tipo dupla trava de segurança e com padrão diferenciado para evitar conexão com outros gases.

Geralmente suportam temperaturas que variam de -10°C a +55°C.

Esse tipo de acessório é composto por um lado com pino (parte macho da conexão) e o outro lado engate rápido propriamente (fêmea) sendo intercambiável e podendo ser interligado um ao outro e mantendo a linha sempre pressurizada mesmo quando um dos lado é desconectado da rede de ar comprimido.

A recomendação da OSHA é que o comprimento total desses lances de mangueiras de ar respirável não ultrapasse 300 pés (90 metros) contando todos os lances. A Fundacentro / MTEtambém orienta nesse sentido.

 

Mangueira para ar respirável linear

Geralmente quando os trabalhos são executados em espaço confinado, limpeza de tanques, jateamento e pintura essas mangueiras são de PVC com tramas de poliéster para aumentar a resistência a pressão e tração durantes os trabalhos.  A bitola mais utilizada para as mangueiras lineares é o 3/8” interno e as cores mais utilizadas são: azul, amarela e preta.  Os comprimentos mais utilizados para as mangueiras para ar respirável linear são: 5m, 10m, 20m, 30m e 50m. Mas existem tamanhos especiais como 50m que em aplicações com longas distâncias evitam grandes perdas de carga nos engates e possíveis vazamentos.

 

Mangueiras para ar respirável helicoidais

As mangueiras para ar respirável helicoidais são utilizadas geralmente na indústria farmacêutica e tem a características de se retrair após o uso e poder ser esticadas por até 10m quando necessário. Essa característica é importante em aplicações onde os espaços são limitados e a higiene dos locais é essencial após as atividades. Geralmente são fabricadas em poliuretano (PU) e possuem tamanhos padrões de: 2m, 5m, 10m e 20m.  Nas pontas também devem possuir engates rápidos com dupla trava de segurança geralmente travados/prensados com anilhas de aço em prensas especiais para isso. Também são utilizadas em cabines de pintura, solda (porém revestidas para evitar danos) e salas limpas.  Geralmente, nesse tipo de aplicação com mangueiras helicoidais é mais comum o uso de capuzes para manipulação de farmoquímicos e capacetes de ar mandado para solda, pintura ou jateamento.