Aplicações Detecção de Gás

Gás Cloro Cl2

23 abr 12 Por Claudinei Machado 0 comentários
gás cloro riscos tóxico

Gás Cloro Cl2

O que é o cloro? 

O cloro é um elemento utilizado na indústria e encontrada em alguns produtos domésticos.O gás de cloro pode ser pressurizada e/ou aquecido para transformar-se num líquido, de modo que ele possa ser transportado e armazenado. Quando o cloro líquido é liberado, ele rapidamente se transforma em um gás que fica perto do chão e se espalha rapidamente.O gás de cloro pode ser reconhecido pelo seu odor picante, irritante, que é como o odor de alvejante. O cheiro forte pode fornecer um sinal adequado para as pessoas que foram expostas.O gás de cloro parece ser amarelo esverdeado na cor.O cloro em si não é inflamável, mas pode reagir explosivamente ou formar compostos explosivos com outros produtos químicos, tais como terebintina e amoníaco.


Produção de gás cloro

Ácido clorídrico reage com óxido de manganês para produzir cloro gasoso, bem como o cloreto de magnésio e água.
Podem-se usar outros oxidantes no lugar de MnO2, tais como permanganato de potássio (KMnO4), mas estes tendem a ser mais caro ou menos comum do que dióxido de manganês.
 

Onde o cloro é encontrada e como é usado?

O cloro foi usado durante a I Guerra Mundial como um agente asfixiante (pulmonar).O cloro é um dos produtos químicos mais comumente fabricados no mundo. A sua utilização mais importante é como branqueador na fabricação de papel e tecidos, mas também é usado para fazer pesticidas (de insetos), borracha, e solventes.O cloro é usado na água potável e água de piscinas para matar as bactérias prejudiciais. É também como usado como parte do processo de saneamento para resíduos industriais e de esgoto.Se misturado a outros agentes de limpeza pode provocar a liberação do gás cloro e provocar asfixia e até levar a morte caso a prestação de socorro a vítima não chegue a tempo.

Como as pessoas podem ser expostas ao cloro?

Se o gás cloro é liberado no ar, as pessoas podem ser expostos por meio de contato com a pele ou os olhos. Elas podem também ser exposta através da inalação do gás cloro no ar.Se o cloro for adicionado à água, as pessoas podem ser expostas ao tocar ou beber água que contém cloro.Se cloro líquido entra em contacto com os alimentos, as pessoas podem ser expostas ao comer o alimento contaminado.O gás de cloro é mais pesado que o ar, por isso fica próximo ao nível do solo. 

TALVEZ VOCÊ ACHE INTERESSANTE: 


FONTES:
  1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION . Emergency. Chlorine. Disponível em: <http://emergency.cdc.gov/agent/chlorine/basics/facts.asp>. Acessado em: 23/04/2012