Filtro catalisador de CO qual a sua importância para a proteção respiratória

palavra-chave: filtro catalisador de CO

Dependendo do ambiente e das atividades que são executadas no setor industrial, o filtro catalisador de CO é  imprescindível para a segurança respiratória. Quando acoplado a determinados equipamentos, como uma unidade de purificação de ar por exemplo, ele acaba promovendo maior proteção e tranquilidade aos trabalhadores.

A presença do monóxido de carbono (CO) no ambiente pode ocasionar não apenas a intoxicação de um profissional, como também, pode ser a causa de um acidente fatal, trazendo responsabilidades e problemas para gestores e para a empresa. Não por outra razão, profissionais que atuam com segurança do trabalho devem planejar ações com foco na proteção respiratória, além de se informar sobre o funcionamento desse tipo de equipamento, seus impactos na produtividade, na segurança e no bem-estar dos trabalhadores. 

 

Monóxido de carbono e segurança do trabalho

O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro e tóxico ao corpo humano. Ele é resultante da queima incompleta de combustíveis fósseis, tais como gasolina, diesel, carvão e madeira. Nos ambientes industriais, a queima destes combustíveis é comum em razão dos próprios processos produtivos. Por esse motivo, a exposição ao CO é um risco a ser considerado em razão da sua toxicidade.

A  molécula de CO tem uma grande afinidade com a hemoglobina presente no sangue. Assim, ao inalar a substância, ambos se unem dificultando o transporte do oxigênio para as células do nosso corpo. Quando esse processo ocorre com um trabalhador que foi exposto ao CO, é comum que alguns sintomas surgem rapidamente tais como tontura, dor de cabeça, náusea, confusão mental e, em alguns casos extremos, a inalação do CO pode gerar a perda de consciência e levar à morte.

Quando falamos em segurança no meio ambiente de trabalho, é essencial avaliar o risco de exposição ao CO do trabalhador, bem como, medidas para evitar que essa exposição promova danos.

Funcionamento dos filtros catalisadores de CO

Os filtros catalisadores de CO são equipamentos projetados para converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono (CO2). Como o CO2 é menos tóxico e é naturalmente eliminado pelo corpo humano, ele não representa os mesmos riscos. 

Em geral, os filtros catalisadores de CO utilizam materiais nobres tais como a platina ou mesmo o substrato de ouro para fazer essa conversão. Esses componentes servem para acelerar esse processo, denominado de catálise, reduzindo então a quantidade de CO no ambiente e, consequentemente, minimizando os riscos à saúde. 

A utilização de nanopartículas de ouro nesses tipos de filtro promovem uma maior eficiência da catálise em baixas temperaturas. Quando o monóxido de carbono entra em contato com o oxigênio, na superfície do substrato de nanopartículas de ouro, elas acabam reagindo e formando o CO2. Os catalisadores de automóvel, por exemplo, funcionam de forma bastante semelhante.  

No que se refere a eficiência desses equipamentos, ela deveria ser permanente. Contudo, devido a presença de vapores de água e outros compostos alcalinos no ambiente, algumas reações acabam acontecendo no substrato. Esses processos, por sua vez, acabam reduzindo tanto a eficiência no longo prazo, quanto a vida útil desses equipamentos. Por este motivo, é fundamental que os gestores e responsáveis se preocupem com a manutenção e substituição periódica do equipamento.  

 

Indicações para empresas e benefícios

Mais do que atender à regulamentação e a legislação voltada à segurança do trabalho, a utilização dos filtros catalisadores de CO trazem um impacto significativo tanto na produtividade quanto no bem-estar dos trabalhadores. Isso porque, quando existe uma preocupação da indústria com um ambiente seguro e saudável, esses profissionais se engajam mais com o ambiente, isso sem mencionar que, devido a minimização de exposição aos poluentes, menos trabalhadores acabam se afastando. 

Algumas das principais empresas que precisam desse tipo de equipamento para a proteção respiratória são:

 

Indústrias automotivas, indústrias pesadas e jateamento

Quando se utiliza suprimento de ar comprimido respirável em uma cabine de pintura ou um sistema de jateamento de granalha essa aplicação geralmente utiliza ar proveniente de um compressor geral da fábrica e esses compressores podem admitir monóxido de carbono (CO) para a linha de ar de diversas formas como: empilhadeiras trabalhando próximo e em locais com pouca ventilação e renovação do ar, geradores ou compressores a diesel, guindastes, retroescavadeiras e outras máquinas a combustão operando próximo ou ainda através de grande fluxo de automóveis em estacionamentos ou ainda próximo a grandes avenidas nos grandes centros urbanos.

Essa captação mesmo que em pequenas concentrações como 5 ou 10 ppm podem se concentrar em 5, 10 ou 200x dentro dos compressores e vir a asfixiar e envenenar os trabalhadores que utilizam esses compressores. O catalisador de CO é capaz de remover consideráveis concentrações de CO da linha de ar convertendo-o rapidamente em CO2 (muito menos nocivo ao aparelho respiratório). 

 

Ambientes industriais diversos

Como explicamos, nos setores industriais é comum existir a combustão incompleta de combustíveis fósseis nos processos de produção. A instalação de filtros catalisadores em sistemas de ventilação e exaustão ajudam a manter os níveis de CO sob controle, protegendo assim a saúde respiratória do trabalhador. 

 

Trabalhos em Espaços confinados

Em espaços confinados a presença de sistemas de aquecimento ou geração de energia a gás podem trazer algum risco seja através de algum processo no espaço confinado ou ainda ser introduzido através de uma fonte de suprimento de ar contaminada. Em casos assim, contar com um filtro catalisador integrado ao sistema de purificação do ar pode prevenir a presença de CO, bem como, garantir a boa qualidade do ar. 

Cada vez mais a segurança respiratória vem se tornando uma preocupação entre gestores e profissionais do setor industrial. A implementação de equipamentos visando a proteção dos trabalhadores é uma das principais medidas a serem adotadas para garantir a saúde e a segurança no ambiente. Proteger os trabalhadores da exposição ao CO é essencial por vários motivos: evitar acidentes graves, atender a legislação, além de promover uma cultura de cuidado e bem-estar, criando assim ambientes mais produtivos e também mais positivos. 

 

Você tem dúvidas sobre a adoção de equipamentos de proteção respiratória? Entre em contato com a nossa equipe para conhecer os melhores equipamentos.