sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O que é amônia? Riscos a Saúde.


   O que é amônia? Riscos a Saúde.
Simulação de Vazamento e Contenção de Amônia NH3

O que é amônia (NH3)?


A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos. 
A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem.
Quadro Informativo - Amônia

      A amônia pode ser misturada com água e vendida como hidróxido de amônio. 


Riscos da Amônia


Os trabalhadores em todas as indústrias devem saber que, apesar de seu uso comum, a amônia representa riscos à saúde e, esses riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e procedimentos de segurança e manuseio bem elaborados. 
A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. 
A amônia tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas  superiores.
      Para evitar a superexposição a amônia é importante conhecer os limites de exposição, as concentrações e propriedades dos materiais que podem reagir com o NH3 em seu ambiente de trabalho. É importante alojar e armazenar esses materiais em um local fresco, seco e longe de materiais incompatíveis, tais como cloro, ácidos, oxidantes e metais. Caso vá utilizar algum produto que contenha NH3 em sua fórmula, faça isso em áreas bem ventiladas e com facilidade de acesso a saída e próximo a torneiras onde possa se lavar em caso de exposição. Nunca misture amônia com cloro (alvejante) porque a combinação cria cloraminas, um gás extremamente tóxico e irritante. No ambiente de trabalho, use os EPIs adequados para as tarefas de trabalho onde haja presença de NH3, elabore estudo ssobre as condições, riscos e planos de emergência para esse produto. 


Limites de Exposição


NR15 - 20 ppm
ACGIH (2010) - 25 ppm
IDLH - 300 ppm (IPVS)



TALVEZ VOCÊ ACHE INTERESSANTE:




·

5 comentários:

cool.. . really interesting. . .how was it???

eu e minha amiga tamo na scola fasendo esse trabalho poorraá :@

olá gostaria de saber sobre esposição ao euroacid@plus?como afeta a saúde?pois trabalhei em fabrica de ração para frangos e adquiri asma.no aguardo

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias GeraLinks