sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O que é amônia? Riscos a Saúde.

   O que é amônia? Riscos a Saúde

Simulação de Vazamento e Contenção de Amônia NH3

O que é amônia (NH3)?


A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos. 
A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem.
Quadro Informativo - Amônia

      A amônia pode ser misturada com água e vendida como hidróxido de amônio. 


Riscos da Amônia


Os trabalhadores em todas as indústrias devem saber que, apesar de seu uso comum, a amônia representa riscos à saúde e, esses riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e procedimentos de segurança e manuseio bem elaborados. 
A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. 
A amônia tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas  superiores.
      Para evitar a superexposição a amônia é importante conhecer os limites de exposição, as concentrações e propriedades dos materiais que podem reagir com o NH3 em seu ambiente de trabalho. É importante alojar e armazenar esses materiais em um local fresco, seco e longe de materiais incompatíveis, tais como cloro, ácidos, oxidantes e metais. Caso vá utilizar algum produto que contenha NH3 em sua fórmula, faça isso em áreas bem ventiladas e com facilidade de acesso a saída e próximo a torneiras onde possa se lavar em caso de exposição. Nunca misture amônia com cloro (alvejante) porque a combinação cria cloraminas, um gás extremamente tóxico e irritante. No ambiente de trabalho, use os EPIs adequados para as tarefas de trabalho onde haja presença de NH3, elabore estudo ssobre as condições, riscos e planos de emergência para esse produto. 


Limites de Exposição

NR15 - 20 ppm
ACGIH (2010) - 25 ppm
IDLH - 300 ppm (IPVS)



Segue um vídeo de apresentação do detector multigases para sistemas de ar respirável XAR8000, da Breathe para monitorar linha de ar comprimido, incluindo sensor para gás amônia (NH3): 

5 comentários:

cool.. . really interesting. . .how was it???

eu e minha amiga tamo na scola fasendo esse trabalho poorraá :@

olá gostaria de saber sobre esposição ao euroacid@plus?como afeta a saúde?pois trabalhei em fabrica de ração para frangos e adquiri asma.no aguardo

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias GeraLinks