sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Equipamento de proteção respiratória - EPR


Segundo a NBR 12543, de 1999: "Equipamento de Proteção Respiratória é o equipamento que visa a proteção do usuário contra a inalação de ar contaminado ou de ar com deficiência de oxigênio". Todos os setores da indústria, comércio e prestação de serviços possuem atividades que podem causar algum tipo de alteração dos parâmetros ou a própria composição do ar atmosférico natural. Dessa forma, todas as atividades que apresentem alguma forma de risco para o trato respiratório devem contar com projetos de engenharia desenvolvidos para impedir ou minimizar doenças aos trabalhadores. Quando por algum motivo for impossível prever ou impedir tais situações, o uso de proteção respiratória é obrigatório e deve ser seguido conforme pede a norma.

Tipos de Contaminação
O ar respirável pode ser contaminado com diversos tipos de aerodispersóides, vapores, gases tóxicos, agentes físicos ou químicos que de alguma forma possam causar algum efeito direto ou indireto ao sistema biológico.

Talvez Interesse: 




Referências
NBR 12543, Equipamentos de Proteção Respiratória - Terminologia, Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1999

5 comentários:

TODOS TEMOS O DIREITO DE TRABALHA COM SAÚDE

TADOS TEMOS O DIREITO DE TRABALHAR COM SAÚDE

Amigos gostaria da ajuda de voces. Na empresa onde trabalho temos alguns Conjuntos Autonomos e queria saber qual a periodicidade de manutenção nestes equipamentos?

att.

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias GeraLinks